Ideal Clube

Giovani de Oliveira lançou no Ideal o livro o O Direito de Rir VII

Publicado em 07.06.2016

Lançado no dia 24 de maio, no Ideal Clube, o livro O Direito de Rir VII, de autoria de Giovani de Oliveira. Nascido em Iguatu, o autor  aborda em sua narrativa causos cotidianos da vida no interior do Ceará.  É sabido que todo Interior possui seus personagens marcantes e conhecidos por toda a população. Essas histórias, divertidas mas que fazem parte do humor e do dia-a-dia cearense, inspiraram o autor para que ele desenvolvesse o trabalho.

Frases soltas, cordéis e piadas são os instrumentos de Giovani para compor seu livro. Sendo empresário, a escrita surgiu para ele como um hobbie, algo “sem pretensão”, e se tornou uma paixão. O Direito de Rir VII é o oitavo livro do autor, sendo precedido pelos antecessores da coleção e por uma obra à parte apenas de cordéis, mas que também possui o caráter humorístico. Um dos destaques do livro é o personagem Chico Catraca, “filósofo, antropólogo, cientista político, boêmio e moleque, é cearense”, como o descreve seu criador.  

Com o livro, o objetivo do autor é extrair riso de seus leitores. Ressaltando que com o atual momento político brasileiro, é essencial que as pessoas também possam se divertir e ver um lado diferenciado dos acontecimentos. Essa seria sua missão, seu compromisso. 

O lançamento de seu livro no Ideal Clube foi um momento muito especial. Pessoas que inspiraram seus personagens estiveram presentes na comemoração, além da família e amigos do autor. A identificação com a obra de Giovani se torna algo simples para os leitores, já que a maioria das pessoas possui familiares e conexões com a região interiorana do Ceará. “A minha mensagem é que mesmo com todas as dificuldades, o ser humano não perca esse lado alegre da vida, não se deixe dominar pela tristeza”, afirma Giovani, demonstrando o valor do riso.