Ideal Clube

Ideal Entrevista: Daniela Neumann, Engenheira de Alimentos do Ideal Clube

Publicado em 19.10.2015

Engenheira de Alimentos formada pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Daniela Cristina Neumann é uma jovem profissional que vem se valendo de todo o seu conhecimento em tudo o que se refere ao cuidado com os alimentos para dar ainda mais caráter de excelência ao Restaurante do Ideal Clube. Sua chegada se deu com o advento da nova cozinha idealina, que elevou o nosso patamar ao mesmo nível dos melhores estabelecimentos do país. Nessa entrevista para a Revista Ideal Clube ela nos fala um pouco sobre a importância da engenharia de alimentos.


Você já poderia começar esclarecendo: Afinal o que é a Engenharia de Alimentos?
O engenheiro de alimentos atua em todas as etapas do processo de fabricação e conservação de alimentos, sejam eles de origem vegetal ou animal. Ele seleciona as matérias-primas necessárias, define quais os equipamentos e maquinários serão utilizados na fabricação e administra equipes de trabalho. Faz parte de suas funções estudar e implantar métodos para aumentar e melhorar o processo produtivo dos alimentos. O controle de qualidade é outro setor que um engenheiro de alimentos pode atuar. Neste caso ele coordena as análises realizadas em laboratórios, organizando os métodos e sistemas utilizados para garantir a qualidade das matérias-primas e dos produtos já processados.

Como surgiu o seu interesse para cursar Engenharia de Alimentos?
Sempre gostei da área de alimentos e tinha interesse em pesquisa, adorava aulas de laboratório de química e biologia. No início, eu tinha dúvida entre outros cursos como nutrição ou farmácia. Vale ressaltar que apenas depois de estar cursando a faculdade é que comecei realmente a entender a importância do curso de Engenharia de Alimentos. Após os estágios, houve o interesse para a área de controle de qualidade e produção. 

Como você avalia o curso da Universidade Federal do Ceará?
O curso da UFC é composto de um excelente corpo docente, a estrutura das salas e laboratórios é boa e vem passando por reformas constantemente. Nas disciplinas, o aluno conhece as operações unitárias mais comuns na indústria, como o dimensionamento de equipamentos e cálculo de processos. O currículo acadêmico integraliza disciplinas básicas (Matemática, Física, Química e Biologia), disciplinas profissionalizantes (Operações Unitárias, Refrigeração etc.) e disciplinas específicas (Bioquímica e Microbiologia de Alimentos, Análise Sensorial e Tecnologia de Alimentos) além de conhecimentos de Administração e Economia.


Neste ano, o Ideal Clube ousou ao construir uma nova cozinha e você acompanhou esse processo. Fale um pouco sobre essa grande mudança.
O ideal fez um grande investimento na nova cozinha, que se encontra totalmente dentro dos padrões exigidos pelos órgãos responsáveis, com layout inteligente, equipamentos de última geração, treinamento dos funcionários, tudo isso visando melhorar a qualidade e o atendimento ao cliente.

Antes no restaurante do clube sempre tínhamos apenas uma nutricionista, qual a importância de somar as habilidades do profissional da nutrição com uma engenheira de alimentos?
O engenheiro de alimentos, nesse caso, visa mais a parte de controle de qualidade do produto, faz a seleção de matérias-primas, supervisão de preparo, armazenamento e conservação dos alimentos, controle de custos, perdas e produção.

E o cliente do restaurante, quais melhorias significativas ele terá?
A segurança de consumir um produto de qualidade garantida, bom atendimento, e a certeza de que estamos sempre buscando melhorias para o cliente.

Você está trabalhando no Ideal Clube há menos de um ano, mas já pode nos dizer quais as suas impressões sobre o clube?
São as melhores possíveis, é uma boa empresa para se trabalhar, os funcionários são capacitados, além do espaço novo e moderno que ajuda bastante, também contamos com o suporte do Senac e a presidência/diretoria estão sempre abertos às solicitações feitas para beneficiar tanto o cliente como os funcionários.

Por que você recomendaria o restaurante do Ideal Clube?
O restaurante tem um ambiente aconchegante e agradável, oferece pratos diversificados, de qualidade e a preços acessíveis, além do excelente atendimento.

Além da profissão, quais são as suas outras grandes atividades?
Tenho estado muito focada no meu trabalho, sempre lendo algo novo a respeito etc. Mas, sempre que tenho tempo, gosto de aproveitar minha família, amigos e viajar. E tenho ido muito à academia ultimamente, é importante manter a forma!

Em matéria de especialização profissional e acadêmica, o que você tem feito para obter ainda mais conhecimento na área de alimentos?
Estou sempre realizando cursos na área, faço curso de línguas e vou iniciar o MBA em Gestão da Qualidade e Engenharia de Produção.

Como é o mercado de trabalho para quem atua com Engenharia de Alimentos?
O mercado de trabalho é bem amplo, o engenheiro de alimentos pode atuar em indústrias de alimentos, diretamente nas linhas de produção, na gestão de pessoas, no controle e na gestão de qualidade e produção, no apoio a processos e na pesquisa e desenvolvimento de produtos, entre outros.